top of page

Lançamento do Projeto MUPEN, o Museu Virtual da Pessoa Negra.

  • Foto do escritor: SETRABES 2030
    SETRABES 2030
  • 20 de nov.
  • 2 min de leitura
ree

Um marco na promoção da identidade, da cultura e da memória afro-brasileira


O Governo de Roraima por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social lança neste 20 de novembro de 2025 o MUPEN Museu Virtual da Pessoa Negra. A iniciativa nasce no mês dedicado à Consciência Negra e destaca o compromisso do Estado com a valorização da história, da diversidade cultural e do fortalecimento da igualdade racial.


O Grupo de Trabalho que será responsável pela pesquisa histórica, curadoria de conteúdo e estruturação do museu deu início às atividades no dia 19 de novembro. O time reúne profissionais da SETRABES, Universidade Federal de Roraima, Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação e Desporto, Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação. A construção do MUPEN será totalmente colaborativa e orientada pela participação de especialistas, pesquisadores e representantes da sociedade civil.


O acesso ao museu virtual será público e gratuito, com lançamento previsto para o dia 13 de maio de 2026, data que marca o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo.


Um museu vivo e acessível

O MUPEN será um ambiente digital inovador dedicado à celebração da identidade negra com narrativas que atravessam séculos de resistência, criação, conhecimento e luta social. A plataforma reunirá textos, imagens, vídeos, testemunhos e obras artísticas que evidenciam o protagonismo da população negra em Roraima, no Brasil e no mundo.


Totalmente virtual, o museu derruba barreiras físicas e amplia o alcance do conhecimento histórico. Alunos, pesquisadores, turistas e a sociedade poderão navegar por conteúdos exclusivos de qualquer lugar.


Cultura, cidadania e igualdade

O MUPEN nasce alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 18 Igualdade Étnico Racial, ODS 10 Redução das Desigualdades e o ODS 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes. O projeto reforça o compromisso do Estado com políticas afirmativas, com a educação para direitos humanos e com a preservação e difusão da cultura afro-brasileira.


A história negra não está confinada ao passado. Ela pulsa na música, na culinária, na ciência, nos esportes e na resistência diária contra o racismo. Com o MUPEN, Roraima declara que essa narrativa merece ser vista, acessada, contada e respeitada por todas as gerações.


O Museu Virtual da Pessoa Negra será um legado. Uma ponte entre ontem, hoje e amanhã. Uma casa de memória que se abre para que a sociedade inteira possa aprender, refletir e transformar.


“Com o MUPEN, o Governo de Roraima dá um passo firme na promoção de direitos e no combate ao racismo, garantindo que a história e a contribuição da população negra sejam reconhecidas e respeitadas” afirmou Hermes Vissotto, idealizador do projeto.


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page