top of page
image.png

COP30 Belém: saúde, transição energética e participação amazônica marcam o dia 13 de novembro

A quarta-feira, 13 de novembro de 2025, foi marcada por negociações intensas e por anúncios importantes na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima que está acontecendo em Belém do Pará. As delegações se concentraram no avanço das discussões sobre mitigação, adaptação e financiamento climáticos que são fundamentais para definir os próximos passos globais no enfrentamento à crise climática.

Saúde em foco com o Plano de Ação Belém

Um dos maiores destaques do dia foi a adoção do Plano de Ação Belém. A iniciativa é liderada pelo Brasil em parceria com a Organização Mundial da Saúde e busca acelerar a adaptação dos sistemas de saúde às mudanças climáticas. A proposta já conta com o apoio de 30 países e 50 organizações parceiras e recebeu anúncios de aportes iniciais de 300 milhões de dólares.

Essa decisão reconhece que ondas de calor, novos padrões de disseminação de doenças, eventos extremos e problemas respiratórios são impactos que afetam diretamente a saúde das pessoas. Para estados da Amazônia como Roraima esse tema é urgente devido à vulnerabilidade climática e à necessidade de fortalecer os sistemas locais de vigilância, atendimento e prevenção.

Debate sobre saída dos combustíveis fósseis

As negociações de mitigação também tiveram grande visibilidade. Representantes de diversos países defenderam a construção de um roteiro mundial para a transição dos combustíveis fósseis para fontes limpas e renováveis. O Brasil destacou o papel da Amazônia e a importância de incluir agricultores familiares, consumidores, trabalhadores e povos tradicionais na transição justa para que as mudanças econômicas e sociais ocorram sem aumentar desigualdades.

Lideranças internacionais reforçaram que o mundo ainda está distante das metas previstas no Acordo de Paris e que reduzir emissões de forma rápida e consistente é essencial para limitar o aquecimento global.

Vozes indígenas ganham espaço

Movimentos indígenas e juventudes amazonenses realizaram ações para lembrar que sem o reconhecimento do papel dos povos da floresta não haverá solução climática eficaz. Lideranças alertaram para os impactos diretos da exploração de petróleo e gás na Amazônia e pediram que os países priorizem a vida e os direitos humanos em suas decisões.

A centralidade da Amazônia na COP30 reforça que os territórios da região estão na linha de frente da crise climática e são fundamentais para a regulação das chuvas, manutenção da biodiversidade e segurança alimentar em níveis globais.

O que isso significa para Roraima

Os diálogos da COP30 oferecem oportunidades diretas para políticas públicas no estado. O Plano de Ação Belém pode contribuir para a expansão de estratégias de prevenção e resposta a emergências climáticas em hospitais e unidades de saúde de Roraima. A transição energética, por sua vez, abre espaço para investimento em energia solar e outras fontes renováveis com geração de emprego e renda.

Além disso, a valorização das comunidades indígenas em debates climáticos reforça a importância de fortalecer políticas de proteção territorial, participação social e saberes tradicionais no planejamento do desenvolvimento sustentável.

O que esperar nos próximos dias

A segunda semana da COP30 será decisiva para acordos mais robustos. Devem avançar discussões sobre financiamento climático internacional, adaptação e implementação do plano de mitigação. Países e blocos políticos seguem negociando para que a conferência resulte em compromissos concretos e ambiciosos que garantam um planeta mais seguro e justo para as próximas gerações.

 

Fontes e links de referência

WMO Daily Update COP30 – 13 November
https://wmo.int/site/wmo-cop30/daily-updates-cop30/daily-update-cop30-13-november

Earth Negotiations Bulletin – Daily Report 13 November
https://enb.iisd.org/belem-un-climate-change-conference-cop30-daily-report-13november

COP30 Evening Summary – Governo Federal do Brasil
https://cop30.br/en/news-about-cop30/cop30-evening-summary-november-13

Climate Change News – Reportagem sobre transição energética
https://www.climatechangenews.com/2025/11/13/cop30-roadmap-away-fossil-fuels-support-next-step-unclear-belem-brazil

The Guardian – Vozes indígenas na COP30
https://www.theguardian.com/environment/live/2025/nov/13/cop30-live-calls-for-just-transition-plan-grow-as-report-warns-world-on-track-for-26c-of-heating

bottom of page